FUTSAL

Art.1º – As competições serão regidas pelas regras oficiais da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) em tudo que não contrariar os regulamentos gerais e específicos dos jogos. O tempo de duração de cada partida será de 40 minutos corridos, divididos em dois períodos de 20 minutos cada, com tempo máximo de 05 minutos para descanso entre ambos.

Parágrafo Único: A Secretaria que tiver seu efetivo acima de 500 servidores, poderá inscrever até 02 (dois) times.

Art.2º – A competição será disputada em forma de eliminatórias simples, até ser conhecido o campeão.

Art.3º – A equipe que deixar de comparecer ao local do jogo em dia e hora marcados na tabela ou, comparecer sem o número mínimo de 3 (três) atletas em condição de jogo, será declarada perdedora por “W x O”, com o placar de 1×0.

§1º Como mera tolerância a equipe de arbitragem poderá aguardar até 15 (quinze minutos) de atraso apenas para a primeira partida da rodada, desde que não prejudique o andamento do evento.

§2º Na hipótese da homologação de “W x O”, a equipe infratora será declarada perdedora pelo placar de 1×0, sendo creditados três pontos ganhos a equipe adversária e a autoria do “gol” atribuída ao capitão da equipe.

§3º Havendo reincidência da infração, a equipe será eliminada da competição, e sujeita as demais penalidades impostas pela Comissão Organizadora do Esporte.

Art.4º – Se ao término da partida persistir o empate, o vencedor será conhecido através da cobrança de tiros livre da marca do pênalti, em uma série de 05 (cinco) cobranças alternadas para cada equipe, persistindo o empate, cada equipe fará uma cobrança de maneira alternada, até que se conheça o vencedor.

Art. 5º- A aplicação de cartões punitivos estabelecidos nas regras de Futsal as cores amarelo (advertência) e vermelho (expulsão) constitui medida preventiva de natureza técnica e administrativa de inequívoca eficácia no campo desportivo, objetivando refrear a violência individual e coletiva durante as partidas, da competição.

Art.6º – O atleta que receber 1 cartão vermelho, cumprirá suspensão automática de uma partida e na partida seguinte.

§1º O técnico, treinador, preparador físico, médico, fisioterapeuta ou atendente que receber cartão vermelho durante a partida cumprirá suspensão automática da partida, e na partida seguinte.

Art. 7º – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.